Estrela, Estrela

Abrindo o Mês da Cultura, Vitor Ramil faz show gratuito no Theatro Treze de Maio


O escritor e cantor pelotense sobe ao Palco Centenário para a abertura do Mês da Cultura em Santa MariaFoto: Divulgação


Com Estrela, EstrelaVitor Ramil se apresenta em Santa Maria no dia 1º de agosto e abre o Mês da Cultura em grande estilo. Com entrada franca, o show ocorre no Theatro Treze de Maio, às 19h. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do espaço cultural. A realização é da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Artista de muitos talentos, Vitor Ramil é compositor, letrista, cantor e escritor, duas vezes indicado ao Grammy Latino. Ao longo de 12 álbuns, estão composições próprias e parcerias com Chico César, Jorge Drexler, seus irmãos Kleiton & Kledir, Zeca Baleiro, entre outros. Suas canções já foram cantadas por Mercedes Sosa, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Fito Paez, Gal Costa e Maria Rita.

Estrela, Estrela, canção que dá nome ao show, foi composta aos 18 anos. Gravada inicialmente por Gal Costa em 1981, ela ganhou versões de muitos intérpretes ao longo dos 42 anos em que tem se mantido na ordem do dia. Sua atualidade foi reforçada ao ser incluída como um dos temas principais da trilha sonora da novela Amor Perfeito, exibida às 18h na TV Globo.

Conforme o autor, um extenso repertório foi criado a partir do influxo precoce de Estrela, Estrela.

– Muitas são as minhas canções filhas dessa, de melodias e harmonias lineares e circulares, com (ou para) letras que não se repetem e pensamentos que se desenvolvem até seu ponto alto: Satolep, Ramilonga, Astronauta Lírico, Deixando o Pago, Último Pedido etc. Até meu gosto por versionar Bob Dylan ou meu foco na milonga mântrica têm essa filiação. Tudo quase sem querer – reflete Vitor.

REPERTÓRIO

No espetáculo Estrela, Estrela, Vitor reúne parte dessas canções. O repetório do show é uma seleção de músicas que o autor considera representativas de sua trajetória, seja no sentido do que considera mais bem realizado, seja por sua repercussão e permanência.

O público poderá cantar junto. Estrela Estrela, Semeadura, Loucos de Cara, Joquim, Não é Céu, Foi no mês que vêm, Ramilonga, Deixando o pago, Astronauta lírico, Milonga de los morenos, Labirinto, Rilke Shake estarão no roteiro. O encerramento será com uma canção inédita, de modo a sinalizar os próximos passos do compositor e intérprete.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura divulga programação do Mês da Cultura em Santa Maria Anterior

Prefeitura divulga programação do Mês da Cultura em Santa Maria

Mais de 5 mil pessoas estiveram no JuvEnart 2023; confira os vencedores Próximo

Mais de 5 mil pessoas estiveram no JuvEnart 2023; confira os vencedores

Cultura